Quem sou eu

Minha foto
“Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..." (Clarice Lispector)

sábado, 29 de outubro de 2011

Certo e Errado




De olhos fechados, ela vê tudo em branco. Não preto, como de costume, mas branco. Uma página, ou várias, a serem ainda escritas. Sente-se cercada por um imenso e opressor vazio, pressionada a escrever qualquer coisa que seja.
Não lembra de como chegou até aqui e não faz idéia de como, nem para onde seguir. As companhias também mudam a cada esquina, poucas não tomaram rumos diferentes. Será que os outros foram pelos caminhos certos, enquanto ela insiste no errado? Mas qual é o errado? Qual é o certo? Aliás, existe certo e errado?... E eles são de fato antônimos?
Pois pra ela, certo e errado parecem se confundir, se misturar, se complementar. Não existe linha de separação, e sim distintos ângulos de visão. Afinal, o errado é o certo ao avesso, e o avesso é apenas um ponto de vista. Tratam-se da mesma coisa, organizada ou não.
A desordem mental dela é compreensível e comum. Tomou decisões que agora parecem induzi-la a caminho algum. Mas ela sempre seguiu seu coração, não é isso que todos dizem? Pois, então. Ela seguiu o seu coração e não descuidou da razão.
“Cada coisa no seu tempo.”
“O sol brilha para todos.”
“Orai e vigiai.”
“Cuide do seu jardim, que as borboletas virão.”
Para que tanta frase de efeito? Para acalentar? Ela dispensa piedade. Se não houvesse uma quantidade infindável de pessoas infelizes, essas palavras não seriam tão repetidas. E, de infelicidade, ela já está bem servida.
Então, não resta outra opção. Ela vai seguir escrevendo novas páginas, se arrependendo de algumas antigas, e se orgulhando de outras. Acho que é assim com todo mundo mesmo, talvez ela nem tenha saída. Pra cada página certa, haverá no mínimo duas erradas, ela sabe disso. Mas o que é certo? O que é errado? Aliás, existe certo e errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário